quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Bolo de chocolate

Esse bolo é uma receita já conhecida dos veganos e não-veganos, por ser muito fácil e saborosíssima. A cobertura é uma quase trufa, só que mais líquida, e os morangos eu aproveitei que está na época, então estão com menos agrotóxicos e mais baratos. Solte a imaginação é vá incrementando a receita, aí é que está a graça de cozinhar; pode colocar côco, castanhas, abacaxi (já fiz, no lugar dos morangos, por cima mesmo, fica maravilhoso, também), e cada vez terá um bolo diferente.

Ingredientes da massa:
*6 xic. de farinha  
*4 xic. de açúcar  
*10 colheres de sopa de cacau 
*4 colheres de chá de bicabornato de sódio
*1 colher de chá de sal
*1 xíc e 1/2 de óleo vegetal
*4 colheres de chá de vinagre
*4 colheres de chá de baunilha
*4 xic. de água fria

Ingredientes da cobertura:
*1 barra de chocolate meio amargo -180g (Garoto é o mais fácil de achar)
*1/2 caixinha de creme de leite de soja
*Licor de chocolate

Modo de fazer
Massa:
Misture todos os ingredientes secos, primeiro, e logo depois todo o restante. Coloque numa forma untada, leve ao forno a180º, por aproximadamente 45 minutos.

Cobertura
Coloque toda a barra de chocolate grosseiramente quebrada numa panela pequena ou numa leiteira e deixe o fogo o mais baixo possível. Assim que derreter por inteiro (ajude com uma colher, mexendo suavemente), acresecente meia caixinha de creme de leite de soja, e mexa bem. Desligue rapidamente, espere esfriar um pouco, e acrescente o licor, aproximadamente 5 colheres de sopa.

Com o bolo já morno para que seja fácil desenformar, jogue a cobertura por cima dele. Se gostar, pode molhar o bolo com um pouco do próprio licor de chocolate, ou com algum outro preparado, como leite de soja com chocolate em pó, calda de cereja, entre várias outra opções.

 Grau de dificuldade: fácil
 Custo: aproximadamente 8 reais (contando os morangos)

*Esse bolo foi feito para o aniversário de uma pessoa muito queridinha (o), que fez aniversário ontem, e que apesar de não gostar de divulgar o próprio aniversário deve ter percebido que não é tão pesado assim...que venham muitos outros!*

Nenhum comentário:

Postar um comentário